Gravida tem que dormir pro lado esquerdo? Pode dormir de bruços?

Aa lista de fazer e não fazer na gravidez pode ser um pouco opressora.

E, à medida que sua barriga cresce, semana após semana, você pode estar acrescentando posições para dormir à sua lista de preocupações.

Aqui estão algumas dicas para descobrir os mitos e fatos relacionados às posições de dormir durante a gravidez e como a maneira como você descansa afeta a saúde do seu bebê e de você.


Dormir lateralmente: esquerdo vs. direito

Os médicos geralmente recomendam dormir de lado durante a gravidez, especialmente com o passar do tempo.

Por que exatamente isso? Tudo se resume ao fluxo sanguíneo. Conforme o feto fica maior, há maior chance de compressão do fluxo sanguíneo para o útero.


Uma revisão de estudos médicos de 2019 sugere que dormir de costas pode trazer riscos, mas não parece importar se você dorme de lado direito ou esquerdo. Todavia esses estudos ainda tem um número pequeno de gestantes e as casuísticas são limitadas.


Lado esquerdo

Dormir sobre o lado esquerdo é frequentemente referido como o cenário “ideal” durante a gravidez.

Posicionar-se do lado esquerdo do corpo permite um fluxo sanguíneo ideal da veia cava inferior (VCI).

Essa grande veia corre paralela à sua coluna no lado direito e leva o sangue ao coração e, por sua vez, ao bebê.

Dormir do lado esquerdo também tira a pressão do fígado e dos rins. Isso significa mais espaço para funcionar corretamente, ajudando com problemas de inchaço nas mãos, tornozelos e pés.


Lado direito

Portanto, se o lado esquerdo é ideal - você deve evitar o lado direito? Não necessariamente.

Essa revisão de 2019 mostrou segurança igual ao dormir nos lados esquerdo e direito, mas é principalmente uma questão de onde você se sente confortável.

Maneiras de fazer o dormir de lado funcionar

Se dormir de lado não é sua praia, aqui estão algumas sugestões de como torná-lo mais natural ou pelo menos confortável.

Se você estiver especialmente preocupado com sua posição de dormir, pode até pedir a seu parceiro para ver como você está de vez em quando e ajudá-lo a colocá-lo em uma posição melhor.


Primeiro trimestre

Dormir em qualquer posição geralmente é bom desde o início. Mas se você quiser adquirir o hábito de favorecer o seu lado, tente simplesmente colocar um travesseiro entre as pernas. Isso pode aliviar o desconforto em seus quadris e parte inferior do corpo.

E se você quiser ser um pouco, bem, um extra, pode considerar comprar uma almofada ortopédica para os joelhos feita de espuma com memória.


Segundo trimestre

À medida que sua barriga cresce, certifique-se de que seu colchão esteja um pouco firme para que suas costas não cedam. Se o seu for muito macio, você pode considerar colocar uma prancha entre o colchão e o estrado de molas.

Você também pode querer olhar para os travesseiros de gravidez. Eles vêm em formato de U ou C e envolvem todo o seu corpo para ajudar a dormir de lado.

Você posiciona o travesseiro de modo que fique ao longo de suas costas e, em seguida, abraça a frente ao mesmo tempo que o desliza entre os joelhos.


Terceiro trimestre

Continue usando um travesseiro de gravidez como suporte. Se você os achar um pouco incômodos com sua barriga crescendo, investigue os travesseiros de cunha. Você pode colocá-los embaixo da barriga e atrás das costas para não rolar.

Se você simplesmente não consegue se acostumar a dormir de lado, tente usar travesseiros para apoiar a parte superior do corpo em um ângulo de 45 graus. Dessa forma, você não fica deitado de costas e tira a compressão do seu IVC.

Como alternativa, você pode tentar elevar a cabeceira da cama alguns centímetros com livros ou blocos.


Gravida pode dormir de bruços?

Quer saber se você pode dormir de bruços durante a gravidez? Você com certeza pode - pelo menos por um tempo.

Dormir de barriga pra baixo é normal até que você alcance as 16 a 18 semanas. Nesse ponto, sua barriga pode estar crescendo um pouco mais, tornando esta posição cada vez menos confortável. Pode parecer um pouco como se você estivesse tentando dormir em cima de uma melancia.

Além do conforto, porém, não há muito com que se preocupar se, de alguma forma, você se acordar de bruços. As paredes uterinas e o líquido amniótico protegem seu bebê de ser esmagado.

Para tornar esta posição mais confortável, você pode considerar a compra de um travesseiro próprio para dormir. Alguns são infláveis e outros se parecem mais com um travesseiro firme com um grande recorte para a barriga.



Dicas para dormir melhor durante a gravidez


  • Limite a cafeína. Tente não beber café ou chá com cafeína após as 15h

  • Beba bastante água. Beba muita água ao longo do dia, mas limite a ingestão algumas horas antes de deitar para não ter que acordar e ir ao banheiro.

  • Faça exercícios por 30 minutos. Os exercícios ajudam a dormir melhor, mas não se exercite nas quatro horas antes de deitar.

  • Atividades relaxantes. Um banho quente, uma massagem nos pés ou nos ombros o ajudará a relaxar.

  • Quarto tranquilo. Manter seu quarto escuro, silencioso e fresco à noite ajudará a adormecer e continuar dormindo.

  • Travesseiros. Existe uma variedade de opções pra ajudar a encaixar a barriga, inclinar as costas e tornar a noite de sono com barrigão mais confortável.

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