Gravida só pode dormir do lado esquerdo?

E à medida que sua barriga cresce semana após semana, você pode adicionar as posições de sono à sua lista de preocupações. Aqui estão algumas dicas sobre os mitos e fatos relacionados às posições de dormir durante a gravidez e como a maneira como você descansa afeta a saúde do seu bebê e de você.

Dormir de lado: esquerda x direita

Os médicos geralmente recomendam dormir de lado durante a gravidez. Por que exatamente isso? Ele se resume ao fluxo sanguíneo. À medida que o feto cresce, há maior chance de compressão do fluxo sanguíneo para o útero. Uma revisão de estudos médicos de 2019 sugere que dormir de costas traz riscos, mas parece não importar se você dorme do lado direito ou esquerdo. Esses estudos têm algumas falhas, no entanto. A perda da gravidez no terceiro trimestre é muito incomum. Portanto, não há muitos casos para tirar conclusões. Além disso, é difícil determinar exatamente quando o feto faleceu e se havia outros fatores envolvidos. Pode ser um desafio identificar o que está ocorrendo no útero sem monitoramento. O estudo descobriu, no entanto, que havia um risco aumentado de natimorto para quem dorme de costas após 28 semanas. Há muitos dados mistos sobre se deitar de costas durante a gravidez contribui para um risco aumentado de natimorto. Um estudo de 2019 com cerca de 800 mulheres com até 30 semanas de gravidez examinaram as posições de dormir daquelas que tiveram natimortos. Os pesquisadores não encontraram associação entre aqueles que relataram dormir de costas ou uma posição de dormir não do lado esquerdo. Atualmente, apenas um número limitado de estudos está disponível sobre este tópico. Mais pesquisas são necessárias para ter certeza se existe ou não uma associação entre natimortos e posições de dormir até 30 semanas de gravidez.

Lado esquerdo

Dormir do lado esquerdo é muitas vezes referido como o cenário “ideal” durante a gravidez. Posicionar-se no lado esquerdo do seu corpo permite um fluxo sanguíneo ideal da veia cava inferior (VCI). Essa grande veia corre paralela à coluna do lado direito e leva sangue para o coração e, por sua vez, para o bebê. Dormir do lado esquerdo também tira a pressão do fígado e dos rins. Isso significa mais espaço para funcionar corretamente, ajudando com problemas de inchaço nas mãos, tornozelos e pés.

Lado direito

Então, se o lado esquerdo é ideal – você deve evitar o lado direito? Não necessariamente. Essa revisão de 2019 mostrou segurança igual ao dormir nos lados esquerdo e direito. Há um pequeno risco de problemas de compressão com o IVC quando você dorme à direita, mas é principalmente uma questão de onde você se sente confortável.


Maneiras de fazer o sono de lado funcionar:


Se dormir de lado não é sua praia, aqui estão algumas sugestões de como torná-lo mais natural ou pelo menos confortável. Se você está especialmente preocupado com sua posição de dormir, você pode até pedir ao seu parceiro para verificar você de vez em quando e ajudar a colocá-lo em uma posição melhor.

Primeiro trimestre

Dormir em qualquer posição geralmente é bom desde o início. Mas se você quiser adquirir o hábito de favorecer o seu lado, tente simplesmente deslizar um travesseiro entre as pernas. Isso pode aliviar o desconforto nos quadris e na parte inferior do corpo. E se você quiser ser um pouco, bem, extra, você pode considerar comprar um travesseiro de joelho ortopédico feito de espuma de memória.

Segundo trimestre

À medida que sua barriga cresce, você deve certificar-se de que seu colchão esteja um pouco firme para que suas costas não caiam. Se o seu for muito macio, considere colocar uma tábua embaixo do colchão. Você também pode querer olhar para travesseiros de gravidez. Eles vêm em formas de U ou C e envolvem todo o seu corpo para ajudar a dormir de lado. Você posiciona o travesseiro de modo que ele corra ao longo de suas costas e, em seguida, abraça a frente enquanto o desliza entre os joelhos.

Terceiro trimestre

Continue usando um travesseiro de gravidez para apoio. Se você os achar um pouco incômodos com sua barriga crescente, investigue travesseiros de cunha. Você pode colocá-los embaixo da barriga e atrás das costas para não rolar. Se você simplesmente não consegue se acostumar a dormir de lado, tente usar travesseiros para apoiar a parte superior do corpo em um ângulo de 45 graus. Dessa forma, você não fica deitado de costas e tira a compressão do seu IVC. Alternativamente, você pode tentar elevar a cabeceira da cama alguns centímetros com livros ou blocos.

Dormir de barriga para baixo.

Quer saber se você pode dormir de bruços durante a gravidez? Você com certeza pode – pelo menos por um tempo. Dormir de barriga para baixo é normal até você chegar às semanas 16 a 18. Nesse ponto, sua barriga pode estar ficando um pouco maior, tornando essa posição cada vez menos desejável. Pode parecer que você está tentando dormir em cima de uma melancia. Além do conforto, porém, não há muito com o que se preocupar se de alguma forma você se encontrar de bruços. As paredes uterinas e o líquido amniótico protegem seu bebê de ser esmagado. Para tornar essa posição mais confortável, você pode comprar um travesseiro para dormir. Alguns são infláveis ​​e outros são mais como um travesseiro firme com um grande recorte para sua barriga. Seja qual for a sua escolha, a ideia é que você feche os olhos na barriga enquanto dá ao seu bebê (e a você) bastante espaço para respirar.

Dormir de barriga pra cima.

Dormir de costas é geralmente considerado seguro durante o primeiro trimestre. Depois disso, você já deve ter ouvido falar que dormir a noite inteira de costas pode aumentar o risco de natimorto. Antes de ficar muito preocupado, entenda que os estudos são pequenos e pode haver outros fatores como a apneia do sono em jogo. No entanto, esses estudos não podem ser completamente descartados. No final, não dormir de costas pode diminuir o risco de natimorto após 28 semanas. Além disso, há outros problemas em dormir de costas. Essa posição pode contribuir para dores nas costas, hemorroidas, problemas digestivos e má circulação. Também pode fazer você se sentir tonta. Você deve se preocupar se acordar de costas no meio da noite?

Provavelmente não – mas é uma boa ideia tentar outra posição. Se você é um dorminhoco sólido (sorte sua!) e muitas vezes se encontra de costas, considere colocar um travesseiro de cunha atrás de você. Dessa forma, quando você tentar rolar de costas, você vai parar em um ângulo que ainda permitirá que o sangue flua e nutra seu bebê.

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